sábado, 10 de julho de 2010

ATIVIDADE FINAL

GÊNERO TEXTUAL: DESENVOLVER A SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS USANDO COMO RECURSO O FILME PROCURANDO NEMO

IDENTIFICAÇÃO O Projeto foi elaborado pela professora Luciane Cristina Moreira e será desenvolvido no espaço sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa, nas Salas de Apoio à Aprendizagem, no Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, no Município de Bocaiúva do Sul, envolvendo os professores regentes de Língua Portuguesa das 5ª Séries, os professores de Língua Portuguesa das Salas de Apoio à Aprendizagem e os alunos. O período de realização será de duas (2) semanas.

PROBLEMA A dificuldade dos alunos de produzirem textos que apresentem progressão satisfatória dos fatos e não reconhecerem os diferentes tipos de textos.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA Foi planejado utilizar o recurso do filme Procurando Nemo e a estratégia do desenho, para amenizar a dificuldade apresentada pelos alunos ao produzirem textos orais ou escritos. Especificamente neste contexto, trabalhar com o gênero da narrativa ficcional... entender que as histórias imaginárias são contadas ou escritas usando o elemento “Era uma vez...” e compreender que não existe melhor nem pior, apenas diferente, usando como exemplo, o personagem Nemo.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Ler o comentário do filme, publicado no jornal Gazeta do Povo;
- bate papo;
- compreender e interpretar;
- desenhar;
- separar os acontecimentos em nove (9) partes;
- representar os acontecimentos através de uma histórias em quadrinhos;
- trazer o texto para a realidade;
- assistir ao filme Procurando Nemo;
- produzir um texto, relatando a história do Nemo.


Anexos

Nenhum comentário: